Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses incentiva adoção responsável de cães e gatos

17 de fevereiro de 2021 - 12:00

Print Friendly

Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses incentiva adoção responsável de cães e gatos

Objetivo é achar tutores que possam ajudar no cuidado e na melhor distribuição desses animais

Objetivo é encontrar tutores que possam ajudar no cuidado e na melhor distribuição desses animais

Adotar um bichinho de estimação é uma decisão importante, porque ele será um novo integrante da família e, como qualquer novo membro, precisará se adaptar à casa e à família. Entre as ações do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), está a promoção à adoção responsável de cães e gatos, com o objetivo de achar tutores que possam ajudar no cuidado e na melhor distribuição desses animais em ambientes seguros de acolhimento.

Segundo a diretora do Centro, Pollyana Dantas, para adotar um animal o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos, apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e preencher um termo de compromisso com a adoção responsável. O local também oferece o serviço de esterilização gratuita para manter o controle populacional de cães e gatos na cidade. O trabalho e o cuidado são feitos por médicos veterinários. “Os animais adotados no Centro de Zoonoses têm direito à castração e vacinação anti-rábica e os submetidos ao procedimento de castração recebem alta no mesmo dia. Antes da cirurgia, o animal passa por uma triagem que irá definir suas condições físicas e, em seguida, há um encaminhamento para a intervenção cirúrgica.”, destacou.

Cuidados – A diretora lembrou ainda dos cuidados a serem tomados por quem quer ter um cão ou um gato de estimação. “É precioso providenciar alimentação e água; fazer a higienização do local onde o animal fica; dar remédio para verme e levá-lo para tomar vacina contra raiva e viroses; se não tiver espaço em casa para o cão se exercitar, é importante levá-lo para passear, para evitar que ele tenha estresse ou problemas comportamentais”.

De todos os estilos – No Centro de Controle de Zoonoses há muitos cães e gatos que aguardam uma família. São diversos animais Sem Raça Definida (SRD), saudáveis, de pelagem curta, longa, filhotes, adultos, idosos, de todas as cores e alguns portadores de deficiências físicas, o que não os impedem de interagir e dar muito amor aos seus donos. Se você ainda está na dúvida se deve dar esse passo ou não, veja os motivos para acolher um novo amigo de quatro patas:

Você terá um companheiro para todas as horas – Animais são companheiros leais e fiéis. Os cachorros já possuem essa fama de longa data, mas os felinos também são grandes amigos e quando conquistada a sua lealdade, ela é eterna.

Animais estimulam a sociabilidade – Estudos mostram que os animais de estimação são ótimos companheiros para quem mora sozinho, mas também para as crianças são grandes auxiliadores no desenvolvimento infantil. A convivência com os pets estimula o senso de responsabilidade, a sociabilidade e a autoestima dos pequenos.

Adoção salva a vida de um animal – A adoção é capaz de salvar a vida de um bichinho que poderia estar nas ruas, abandonado, morrendo de fome e possivelmente sofrendo maus tratos. Além de levar um novo companheiro para a casa, você está salvando a vida de um grande amigo e dando a ele a oportunidade de receber amor em um lar seguro.

Quem vive com pets tem menos estresse – Pesquisas feitas na Universidade da Virgínia, nos EUA, concluíram que pessoas que convivem com animais são menos estressadas e ansiosas do que as que moram sozinhas. Eles também diminuem as chances de infarto, ataque cardíaco e oscilação de pressão, pois deixa os tutores mais alegres e menos estressados.

Animais ajudam a desenvolver responsabilidade – Ter um pet ajuda você a ser mais responsável. Como os bichinhos precisam de constante cuidado com água, alimentação, exercícios e higiene, o cuidador cria noções de responsabilidade que levará para o resto da vida, inclusive para o ambiente de trabalho e nos estudos. Os animais nos fazem pessoas melhores e mais conscientes das necessidades do outro.

Serviço – Se você se interessou, adote um bichinho e ganhe um amigo. Basta se dirigir ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, que fica localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n° 100, Bancários. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (83) 3218- 9357 ou 3214-3459.

Carolina Queiroz / Secom PMJP