CICOVI

Cicovi 1ONG CICOVI (Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida)

O Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (CICOVI) é uma Organização Não Governamental e beneficente, sem fins lucrativos, reconhecida por sua utilidade pública através da Lei Municipal nº 12.375/2012, Lei Estadual nº 10.191/2013 e Lei Federal nº 13.204/2015, com registro atualizado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP); no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social; e possui Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde; atendendo ao público de forma intergeracional, desde a criança à pessoa idosa, de forma a potencializar os anseios das comunidades do Município de João Pessoa através do respeito mútuo às minorias.

A ONG CICOVI foi fundada em 22 de agosto de 2009, a partir da vulnerabilidade social diagnosticada no bairro do Valentina de Figueiredo, onde temos a nossa sede. Este grande desafio nos levou a criar uma perspectiva de intervenção, pois com força de vontade, determinação, ajuda de muitos colaboradores e voluntários, o que era um sonho, hoje é realidade, vivenciada por nossa unidade.

Missão - O Cicovi tem como missão a prestação de serviços assistências, tais como: socioeducacionais, psicológicos, jurídicos, artístico-culturais e esportivos para toda a comunidade, visando à inclusão social e o desenvolvimento comunitário de crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, além de desenvolver atividades direcionadas a pessoas com deficiência, na perspectiva de fazer trabalhos que dialoguem com as temáticas menos abordadas pela sociedade.

Atuação - A ONG Cicovi tem como linha de atuação social o desenvolvimento de ações voltadas às seguintes áreas: promoção da saúde, gênero, educação, sustentabilidade, cidadania, assistência social, esporte, lazer e cultura, de forma a atuar com todas as faixas etárias, buscando o fortalecimento da convivência familiar, intergeracional e comunitária.

Visão - Atuar de forma incisiva nas políticas sociais, de forma a garantir a efetivação das mesmas dentro das comunidades do Município de João Pessoa, contribuindo para o fortalecimento das famílias, respeitando a intergeracionalidade, na perspectiva de incentivo de efetiva participação nos debates e na busca de melhorias para todos, de forma igualitária, democrática e participativa.

ONG Cicovi inicia segunda fase de campanha “Aqui tem Tudo” para fortalecer o comércio local

Nesta segunda fase da campanha a Rádio Valentina vai abrir um espaço gratuito na sua programação para veicular anúncios das micro e pequenas empresas

Nesta segunda fase da campanha a Rádio Valentina vai abrir um espaço gratuito para o comércio local

A ONG Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), em parceria com a Rádio Valentina e Portal Valentina, está iniciando a segunda fase da campanha #AquiTemTudo. O objetivo é fortalecer e apoiar o comércio local neste momento de retomada das atividades, divulgando as marcas, empresas, promoções, produtos e serviços nas redes sociais do Cicovi, do Sistema Valentina de Comunicação, e de outros parceiros desta iniciativa. Para isso, já foi criado um grupo reunindo comerciantes e empreendedores da Região Valentina.

Em sua primeira fase, logo no início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a campanha #AquiTemTudo realizou uma série de ações para conscientizar a população sobre a necessidade de realizar compras, e/ou contratar serviços, nos comércios de cada bairro, fortalecendo, assim, a economia local neste momento de crise e pandemia. Dessa forma, os recursos dos moradores giram no lugar certo, ou seja, dentro da própria da comunidade. Isso fortalece a economia local, gera empregos e renda.

O consumidor também ganha, porque adquire produtos da terra, da região, ou fabricados aqui. Então, ele terá uma relação de proximidade com o produtor ou vendedor, garantindo qualidade, comodidade, e até bons descontos. Enfim, é importante que todos possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios existentes na sua localidade, bem como para a abertura de novos pequenos negócios. Vale salientar que as pequenas empresas são as que mais geram emprego no Brasil com carteira assinada.

E nesta segunda fase da campanha #AquiTemTudo, a Rádio Valentina – líder da Zona Sul de João Pessoa – vai abrir um espaço gratuito na sua programação para veicular anúncios das micro e pequenas empresas da Região Valentina. Para isso, será criado um programa diário e específico com essa finalidade. Logo, aqueles comerciantes e empresários que quiserem participar ou tirar dúvidas, basta entrar em contato pelos telefones: (83) 9.9859-7056 (Adauto); (83) 9.8640-9762 (Daniel); e (83) 9.8717-1001 (André).

A ONG Cicovi, por sua vez, acredita que o comércio local fortalecido abre possibilidades de apoiar ações sociais, educacionais, esportivas, culturais, e ambientais, advindas de instituições e entidades sem fins lucrativos. Outro ponto positivo: com a economia local aquecida as entidades de classe, como Associação Comercial e CDL, se desenvolvem e retornam benefícios para os próprios empresários, e estes impactam seus clientes. Esse círculo virtuoso promove ainda a economia colaborativa, onde todos ganham.

Portal Valentina