CICOVI

Cicovi 1ONG CICOVI (Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida)

O Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (CICOVI) é uma Organização Não Governamental e beneficente, sem fins lucrativos, reconhecida por sua utilidade pública através da Lei Municipal nº 12.375/2012, Lei Estadual nº 10.191/2013 e Lei Federal nº 13.204/2015, com registro atualizado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP); no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social; e possui Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde; atendendo ao público de forma intergeracional, desde a criança à pessoa idosa, de forma a potencializar os anseios das comunidades do Município de João Pessoa através do respeito mútuo às minorias.

A ONG CICOVI foi fundada em 22 de agosto de 2009, a partir da vulnerabilidade social diagnosticada no bairro do Valentina de Figueiredo, onde temos a nossa sede. Este grande desafio nos levou a criar uma perspectiva de intervenção, pois com força de vontade, determinação, ajuda de muitos colaboradores e voluntários, o que era um sonho, hoje é realidade, vivenciada por nossa unidade.

Missão - O Cicovi tem como missão a prestação de serviços assistências, tais como: socioeducacionais, psicológicos, jurídicos, artístico-culturais e esportivos para toda a comunidade, visando à inclusão social e o desenvolvimento comunitário de crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, além de desenvolver atividades direcionadas a pessoas com deficiência, na perspectiva de fazer trabalhos que dialoguem com as temáticas menos abordadas pela sociedade.

Atuação - A ONG Cicovi tem como linha de atuação social o desenvolvimento de ações voltadas às seguintes áreas: promoção da saúde, gênero, educação, sustentabilidade, cidadania, assistência social, esporte, lazer e cultura, de forma a atuar com todas as faixas etárias, buscando o fortalecimento da convivência familiar, intergeracional e comunitária.

Visão - Atuar de forma incisiva nas políticas sociais, de forma a garantir a efetivação das mesmas dentro das comunidades do Município de João Pessoa, contribuindo para o fortalecimento das famílias, respeitando a intergeracionalidade, na perspectiva de incentivo de efetiva participação nos debates e na busca de melhorias para todos, de forma igualitária, democrática e participativa.

Assessoria Jurídica do Cicovi continua atendimentos através dos meios virtuais

Tayrine Siqueira e Dannielly Batista são as responsáveis pelas atividades da assessoria. Foto: Reprodução

Tayrine Siqueira e Dannielly Batista são as responsáveis pelas atividades da assessoria. Foto: Reprodução

A ONG Cicovi (Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida) continua auxiliando os moradores do Valentina com serviços de assessoria jurídica, mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As advogadas Tayrine Siqueira e Dannielly Batista, responsáveis pelas atividades da assessoria, têm buscado novas formas de atender as pessoas que procuram o Cicovi em busca de auxílio em questões jurídicas.

O atendimento, que antes da pandemia era feito a cada 15 dias na unidade 1 do Cicovi, que fica na Rua Luzia de Cristo, 201 – Valentina, no turno da noite; e nos mesmos dias, sendo que na parte da tarde, a assistência jurídica era realizada na unidade 2, localizada na Rua Domingos José da Paixão, S/N – na principal de Muçumagro. No entanto, com o isolamento social, tem sido necessário o apoio às pessoas através das vias online.

Através das redes sociais de ambas, os solicitantes têm o suporte necessário para tirar dúvidas e procurar seus direitos. Assim, as advogadas continuam realizando suas atividades de diversas maneiras: via telefone, WhatsApp, Instagram, entre outros meios. Segundo Tayrine Siqueira, a procura pelo Auxílio Emergencial do Governo Federal tem gerado muitas dúvidas. Inclusive, ela explicou as inúmeras situações que as pessoas têm vivenciado, e falou da importância de mostrar como e quais recursos devem ser efetuados.

A advogada lembrou ainda das dificuldades que algumas pessoas têm tido para receber o Auxílio Emergencial, visto que, a maior parte dos atendimentos está acontecendo via aplicativo de celular, ou mesmo pela Internet, o que dificulta quando não se tem acesso, ou mesmo quando o indivíduo não sabe utilizar os meios. Ela acrescentou que este mesmo problema tem acontecido com as pessoas que estão sendo demitidas e procuram o Seguro Desemprego. Tanto as empresas quanto os ministérios não conseguem resolver presencialmente, resultando na total dependência da web.

Por isso, as advogadas têm realizado “lives” no Instagram e procurado, cada vez mais, a aproximação com o público. E para assistir as transmissões, basta seguir as duas no Instagram: @danniellybatista e @tayrine.siqueira.adv, como também a ONG Cicovi: @ongcicovi. E para ter acesso às advogadas via telefone ou WhatsApp, é só entrar em contato pelos números: (83) 99956-2543 (Dannielly Batista) e (87) 99904-2505 (Tayrine Siqueira). O Cicovi também está disponível para a população através do telefone: (83) 98819-6378.

Portal Valentina