CICOVI

Cicovi 1ONG CICOVI (Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida)

O Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (CICOVI) é uma Organização Não Governamental e beneficente, sem fins lucrativos, reconhecida por sua utilidade pública através da Lei Municipal nº 12.375/2012, Lei Estadual nº 10.191/2013 e Lei Federal nº 13.204/2015, com registro atualizado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP); no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social; e possui Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde; atendendo ao público de forma intergeracional, desde a criança à pessoa idosa, de forma a potencializar os anseios das comunidades do Município de João Pessoa através do respeito mútuo às minorias.

A ONG CICOVI foi fundada em 22 de agosto de 2009, a partir da vulnerabilidade social diagnosticada no bairro do Valentina de Figueiredo, onde temos a nossa sede. Este grande desafio nos levou a criar uma perspectiva de intervenção, pois com força de vontade, determinação, ajuda de muitos colaboradores e voluntários, o que era um sonho, hoje é realidade, vivenciada por nossa unidade.

Missão - O Cicovi tem como missão a prestação de serviços assistências, tais como: socioeducacionais, psicológicos, jurídicos, artístico-culturais e esportivos para toda a comunidade, visando à inclusão social e o desenvolvimento comunitário de crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, além de desenvolver atividades direcionadas a pessoas com deficiência, na perspectiva de fazer trabalhos que dialoguem com as temáticas menos abordadas pela sociedade.

Atuação - A ONG Cicovi tem como linha de atuação social o desenvolvimento de ações voltadas às seguintes áreas: promoção da saúde, gênero, educação, sustentabilidade, cidadania, assistência social, esporte, lazer e cultura, de forma a atuar com todas as faixas etárias, buscando o fortalecimento da convivência familiar, intergeracional e comunitária.

Visão - Atuar de forma incisiva nas políticas sociais, de forma a garantir a efetivação das mesmas dentro das comunidades do Município de João Pessoa, contribuindo para o fortalecimento das famílias, respeitando a intergeracionalidade, na perspectiva de incentivo de efetiva participação nos debates e na busca de melhorias para todos, de forma igualitária, democrática e participativa.

ONG Cicovi é destaque no programa Master Chef, da Band

Premiação foi anunciada pela jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão. Foto: Reprodução / Master Chef BR

Premiação foi anunciada pela jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão. Foto: Reprodução / Master Chef

Depois do reconhecimento do Unicef e do projeto Criança Esperança, o trabalho social da ONG Cicovi (Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida) também foi reconhecido e contemplado pelo programa Master Chef, da Rede Bandeirantes. Assim, a instituição receberá a quantia de R$ 5 mil, um incentivo para continuar ajudando as pessoas e combatendo a vulnerabilidade social em João Pessoa.

Ao longo de sua história, o Cicovi vem se destacando como uma das ONGs mais atuantes e bem estruturadas de João Pessoa e da Paraíba, oferecendo uma grande quantidade de cursos, oficinas, serviços, atendimentos e atividades, voltadas à inclusão social, cidadania, cultura, esporte, educação e formação profissionalizante. É uma instituição reconhecida por seu trabalho, devidamente registrada em conselhos municipais, com projetos aprovados em editais, com equipe multiprofissional, capacitada e pronta para abraçar e atender todas as faixas etárias, sobretudo as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso agradecimento a Deus e a todos que tornaram possível esta nova conquista da ONG Cicovi. É mais uma bênção! E esta doação que receberemos, através do Master Chef, comprova ainda mais a qualidade e importância do nosso trabalho, que já beneficiou milhares de pessoas nos últimos 11 anos. Seguimos em frente, ajudando a quem mais precisa”, comemorou Marmuthe Cavalcanti, presidente-fundador da instituição.

Breve histórico

O Cicovi foi fundado em 22 de agosto de 2009 para combater a vulnerabilidade social diagnosticada no bairro do Valentina de Figueiredo, na Zona Sul da Capital, onde está localizada a sede da instituição. Este grande desafio levou a ONG a criar uma perspectiva de intervenção, com a ajuda de muitos colaboradores e voluntários. Um trabalho feito com muito carinho, dedicação e profissionalismo, por uma equipe qualificada e multidisciplinar, que já transformou a vida de milhares de pessoas e continuará gerando oportunidades.

Visão estratégica

A ONG Cicovi tem como visão e objetivo continuar atuando de forma incisiva nas políticas sociais, de forma a garantir a efetivação das mesmas dentro das comunidades, contribuindo ainda para o fortalecimento das famílias e respeitando a intergeracionalidade, na perspectiva de incentivo e efetiva participação nos espaços de debate, bem como na busca de melhorias para todos, de forma igualitária, democrática e participativa.

Portal Valentina