CICOVI

Cicovi 1ONG CICOVI (Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida)

O Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (CICOVI) é uma Organização Não Governamental e beneficente, sem fins lucrativos, reconhecida por sua utilidade pública através da Lei Municipal nº 12.375/2012, Lei Estadual nº 10.191/2013 e Lei Federal nº 13.204/2015, com registro atualizado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP); no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social; e possui Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde; atendendo ao público de forma intergeracional, desde a criança à pessoa idosa, de forma a potencializar os anseios das comunidades do Município de João Pessoa através do respeito mútuo às minorias.

A ONG CICOVI foi fundada em 22 de agosto de 2009, a partir da vulnerabilidade social diagnosticada no bairro do Valentina de Figueiredo, onde temos a nossa sede. Este grande desafio nos levou a criar uma perspectiva de intervenção, pois com força de vontade, determinação, ajuda de muitos colaboradores e voluntários, o que era um sonho, hoje é realidade, vivenciada por nossa unidade. Acesse o site oficial e saiba mais: www.cicovi.org.br

Missão - O Cicovi tem como missão a prestação de serviços assistências, tais como: socioeducacionais, psicológicos, jurídicos, artístico-culturais e esportivos para toda a comunidade, visando à inclusão social e o desenvolvimento comunitário de crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, além de desenvolver atividades direcionadas a pessoas com deficiência, na perspectiva de fazer trabalhos que dialoguem com as temáticas menos abordadas pela sociedade.

Atuação - A ONG Cicovi tem como linha de atuação social o desenvolvimento de ações voltadas às seguintes áreas: promoção da saúde, gênero, educação, sustentabilidade, cidadania, assistência social, esporte, lazer e cultura, de forma a atuar com todas as faixas etárias, buscando o fortalecimento da convivência familiar, intergeracional e comunitária.

Visão - Atuar de forma incisiva nas políticas sociais, de forma a garantir a efetivação das mesmas dentro das comunidades do Município de João Pessoa, contribuindo para o fortalecimento das famílias, respeitando a intergeracionalidade, na perspectiva de incentivo de efetiva participação nos debates e na busca de melhorias para todos, de forma igualitária, democrática e participativa.

Cicovi abre inscrições para o Criança Esperança em JP

Iniciativa vai beneficiar 250 crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos de idade. Imagem: Reprodução / Instagram

Iniciativa vai beneficiar 250 crianças e adolescentes, entre 07 e 17 anos de idade. Imagem: Divulgação

Desde segunda-feira (4) estão abertas as inscrições para o Projeto Criança Esperança em João Pessoa. A ONG Cicovi, uma das principais organizações da sociedade civil na Paraíba, foi selecionada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para desenvolver um projeto com recursos do Criança Esperança. A iniciativa, intitulada “(Re)Construindo Projetos de Vidas”, vai oferecer aulas gratuitas de ballet, ginástica rítmica, judô e jiu-jitsu, na ONG Cicovi, para crianças e adolescentes (dos 07 aos 17 anos).

O início das atividades está previsto para o próximo mês de fevereiro, com turmas pela manhã e à tarde, seguindo os devidos protocolos de prevenção à Covid-19, a exemplo da Rede Pública de Ensino. Por isso mesmo as vagas são limitadas! As inscrições acontecem das 08h30 às 11h30; e das 13h30 às 17h, na ONG Cicovi, situada na Rua Professora Luzia de Cristo, 201 – próximo ao Hospital Municipal do Valentina.

A inscrição é feita de forma presencial, até o final deste mês, e os documentos necessários são os seguintes: documentos pessoais – e originais – do responsável legal e da criança ou adolescente, além do Número de Identificação Social (NIS), se houver. Para obter mais informações ou tirar dúvidas, ligue: (83) 98819-6378 (exclusivo para receber ligações).

“A ONG Cicovi começa 2021 trazendo esta grande novidade, e oportunidade, para João Pessoa. Assim, 250 crianças e adolescentes serão beneficiados por este Projeto de alta qualidade, aprovado pela Unesco e Criança Esperança. Com certeza, as atividades esportivas e culturais oferecidas farão a diferença na vida de cada participante”, destacou Marmuthe Cavalcanti, presidente-fundador da instituição.

Criança Esperança – Reconhecido pela ONU como modelo internacional, o Projeto incentiva o debate sobre políticas públicas e transforma vidas. Há 35 anos vem criando oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens em todo o País. Até hoje mais de R$ 400 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de seis mil projetos sociais, beneficiando mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens. Enfim, trata-se de uma campanha de milhões de brasileiros, capitaneada pela Globo e Unesco.

ONG Cicovi – Instituição beneficente, sem fins lucrativos, com mais de 11 anos de atuação em João Pessoa. É reconhecida por sua utilidade pública através de leis de âmbito Municipal, Estadual e Federal, atendendo desde a criança à pessoa idosa, de forma a potencializar os anseios das comunidades através do respeito mútuo às minorias. O Cicovi tem como linha de trabalho o desenvolvimento de ações e projetos nas seguintes áreas: assistência social, educação, cultura, esporte, lazer, promoção da saúde, sustentabilidade, gênero e cidadania.

Portal Valentina