Governo do Estado fará testes de Covid-19 em ‘drive thrus’

11 de maio de 2020 - 22:45

Print Friendly

Governo do Estado fará testes de Covid-19 em ‘drive thrus’

Ação ocorrerá em parceria com prefeituras de cidades onde há casos confirmados. Foto: Ministério da Saúde / BBC / Arquivo

Ação ocorrerá em parceria com prefeituras de cidades onde há casos confirmados. Foto: Ministério da Saúde

O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou, nesta segunda-feira (11), que o Governo do Estado fará mutirão de testes rápidos em drive thru para diagnosticar o maior número de infectados com o novo coronavírus na Paraíba. A ação ocorrerá em parceria com prefeituras de cidades onde há casos confirmados.

“Iremos implantar o drive thru para fazer o teste. Isso vamos fazer em João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo. Isso servirá para que possamos identificar o maior número de casos confirmados. Campina e outras grandes cidades também poderão participar, desde que os prefeitos aceitem”, disse o governador.

Hoje, a Secretaria de Saúde do Estado iniciou a entrega de 45,285 mil testes. Para esta semana, a Secretaria aguarda a chegada de mais 110 mil novos testes. Esse novo lote faz parte das 210 mil unidades de testes rápidos que o Governo do Estado adquiriu, sendo 30% pagos com recursos encaminhados pelo Ministério da Saúde para o combate à Covid-19. Seguindo orientações do Guia da Vigilância Epidemiológica, os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio do diagnóstico da Covid-19.

São testes qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico, porém apresentam limitações e a principal delas é que precisa ser realizado, de forma geral, a partir do 10º (décimo) dia do início dos sintomas para testes SARS-CoV-2 Antibodytest e a partir do 8º (oitavo) dia do início dos sintomas para os testes Kit MedTestCoronavirus (Covid-19) IgG/IgM.

É necessário que o caso suspeito ou contato de caso confirmado de Covid-19 espere esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste.

MaisPB