Hemocentro da Paraíba abre neste domingo (28) para aumentar estoque de sangue

25 de março de 2021 - 22:57

Print Friendly

Hemocentro da Paraíba abre neste domingo (28) para aumentar estoque de sangue

Direção do órgão pretende aumentar o estoque de sangue, que se encontra em situação crítica. Foto: Reprodução / Internet

A direção do órgão pretende aumentar o estoque de sangue, que se encontra em situação crítica!

O Hemocentro da Paraíba vai abrir excepcionalmente neste domingo (28), das 7h às 12h, a fim de oportunizar a doação voluntária de sangue às pessoas que têm dificuldade de ir ao banco de sangue nos dias de semana.

Com essa estratégia, denominada “Domingão da Doação”, a direção do órgão pretende aumentar o estoque de sangue, que se encontra em situação crítica. A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, está convidando a população para participar dessa ação do “Domingão da Doação”, a qual possibilita a salvação de vidas.

E ressaltou: “Estamos com estoque de sangue em situação crítica, principalmente os com fator RH negativo (A-, B-, AB- e O-) e somente com ajuda de vocês doadores podemos fazer a distribuição de bolsas para os hospitais, pois sangue não tem substituto, é único, e apenas por meio da doação voluntária é possível salvar vidas. Vamos participar!”.

Para evitar aglomeração no Hemocentro, o candidato à doação de sangue deve fazer o agendamento por mensagem de WhatsApp para o telefone (83) 3133-3473 ou diretamente no endereço: hemocentro.saude.pb.gov.br/agenda

Critérios para doação de sangue

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada antes dos 60 anos de idade e doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe); apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho); estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg.

Além disso, não estar em jejum e ter dormido, pelo menos, 6 horas no dia anterior; evitar alimentos gordurosos por 3 horas antes e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes; tatuagem, micropigmentação e piercing impedem a doação por 1 ano; moradores e visitantes do município de Conde e região estão inaptos temporariamente para doação; candidatos à doação que tiveram Covid-19 ficam inaptos por 30 dias após a cura.

Intervalo entre uma doação e outra

Homens: 2 meses (máximo de 4 doações no período de 12 meses)
Mulheres: 3 meses (máximo de 3 doações no período de 12 meses)

Informa Paraíba