Maior parte das demandas diz respeito à pavimentação de ruas e construção de Creis. Foto: Manoel Martiliano

Maior parte das demandas pede pavimentação de ruas e construção de Creis. Foto: Manoel Martiliano

A Secretaria Executiva do Orçamento Participativo de João Pessoa (OP) concluiu a apuração dos votos do OP Online. Por meio de votação pela internet, a população escolheu mais 14 obras ou ação consideradas prioritária para seus bairros ou comunidades. Mais de três mil pessoas se cadastraram para participar da votação. A maior parte das demandas eleitas diz respeito à pavimentação de ruas e construção de Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), mas também incluem obras de infraestrutura e construção de espaços dedicados ao esporte e lazer dos pessoenses.

O OP Online é uma ação desenvolvida pela Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP) e tem como objetivo dar à população a oportunidade de eleger demandas que não obtiveram votos suficientes durante as Audiências Regionais, realizadas no mês de abril. O OP Online foi uma das formas encontradas para dinamizar o processo de escolha das melhorias que a população deseja ter nos seus bairros e comunidades. “Esta é mais uma ferramenta de participação e de acesso à gestão pública que o Orçamento Participativo disponibiliza para as pessoas”, relatou o titular da pasta, Hildevânio Macedo.

Ainda segundo Macedo, todas as demandas colocadas para votação na internet já haviam sido sugeridas anteriormente em reuniões com moradores nos bairros e comunidades. “Essas demandas também foram colocadas para votação nas Audiências Regionais, mas mesmo tendo sido bem votadas, não foram eleitas. Essa foi mais uma oportunidade da população expressar e ver atendidas as necessidades das localidades onde moram”, explicou.

Na edição 2014 do OP Online, 361 demandas foram postas em votação, desse total, 202 receberam ao menos um voto. A região que participou mais ativamente do processo foi a 12ª, que engloba os bairros de Gramame, Engenho Velho, Ponta de Gramame, Colinas do Sul I e II, além das comunidades Conjunto Residencial Marinês e Residencial Gervásio Maia.

A partir de agora as demandas eleitas passam pelo mesmo processo que as demais eleitas durante as Audiências Regionais. “Todas elas são analisadas e, em seguida, encaminhadas às secretarias e órgãos correspondentes da Prefeitura, para que possam ser inseridas no orçamento da Prefeitura para o ano seguinte”, explicou Hildevânio.

Confira as demandas eleitas por cada região:

1ª Região de Participação Popular: Pavimentação da Rua Violeta Formiga (Aeroclube)
2ª Região de Participação Popular: Reestruturação das calçadas com acessibilidade (Tambaú)
3ª Região de Participação Popular: Construção de um campo de futebol (Mangabeira IV)
4ª Região de Participação Popular: Pavimentação da Rua João Pacheco Rabelo (Valentina I)
5ª Região de Participação Popular: Transporte coletivo (Jardim Laranjeiras)
6ª Região de Participação Popular: Construção de um CREI (Jardim Veneza)
7ª Região de Participação Popular: Construção de galerias pluviais (Jaguaribe)
8ª Região de Participação Popular: Construção de uma área de lazer (Jardim Guaíba)
9ª Região de Participação: Construção de uma quadra de beach soccer (Alto do Mateus)
10ª Região de Participação Popular: Construção de um Crei no Roger.
11ª Região de Participação Popular: Reforma do Mercado Público (Bairro dos Estados)
12ª Região de Participação: Pavimentação da Rua Anízia Pereira da Silva (Colinas do Sul II)
13ª Região de Participação Popular: Reforma do Calçadão Vale Verde (Comunidade Tito Silva)
14ª Região de Participação Popular: Construção de um Crei no Colibris II.

Secom-JP