TURISMO

PRAIA DO SOL E SUAS QUALIDADES

Praia do Sol é uma das mais belas praias do litoral de João Pessoa, Brasil. É delimitada pelos rios Mangabeira,  ao norte, e Gramame, ao sul.

“Tem recifes, corais, ondas fracas e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e  está em uma região de desembocadura de rios e mangues (D’Albuquerque, 1997).”

Foto: Vicente Moura

A Praia do Sol, na realidade, recebe este nome por se encontrar no seu caminho um  condomínio que possui este nome, mas o seu nome verdadeiro e original chama-se  Camurupim,  que é o nome do rio que deságua no seu mar, formando um belíssimo  Maceió, parque de lazer para as crianças. Aqui você encontra desde falésias até riachos, que desembocam no mar de poucas  ondas. Manguezal e coqueiral completam o visual dessa praia, que tem pouco  movimento e é ideal para momentos de lazer. É uma típica praia de lazer e contemplação. A praia fica numa enseada, o que faz com  que as ondas sejam pequenas e a água mais morna. A faixa de areia é larga, com espaço para crianças. Os coqueiros, além de embelezarem  a paisagem, fazem sombra para as mesinhas das barracas. O cardápio é o típico de praias: peixe frito, batatas fritas, caranguejo, cerveja,  refrigerantes. O principal atrativo da Praia do Sol é a diversidade de formações naturais  e o povo hospitaleiro. Este lugar oferece praias tranquilas, encontro de rio com mar,  nascentes à beira-mar (chamadas maceiós), enormes falésias coloridas, profusão de  recifes e corais. A praia do Sol é um lugar paradisíaco com altas falésias e a foz do rio Camurupim que  cerca uma ilha fluvial, oferecendo um belo e harmônico espetáculo para os olhos de  quem o visita. Uma verdadeira praia para a família.

Onde fica: A praia fica ao sul de João Pessoa, cerca de 25 quilômetros depois da  Ponta do Seixas (extremo oriental das Américas)

Como é o vento: Maral e constante Na praia do Sol, há o encontro do rio Camurupim com o mar, que forma uma barra que  muda de posição em função das marés e da época do ano. Rodeada de coqueiros e  falésias, a praia é ótima para caminhadas e para velejar.

Mar: Com ondas na saída do rio, mas formam lagoas dentro do rio com águas lisas e  águas quentes (28 ºC).

Não possui Hotéis e Restaurantes, e sim somente alguns barzinhos rústicos. Campeonato de Surf também é uma característica desta bela praia. Todos os anos são  descobertos novos talentos deste esporte radical, que saem dali e vão concorrer em  grandes campeonatos brasileiros.

Fonte: Portal Valentina