COLUNISTAS

Judivan Gomes

Rafael Soares

Nutricionista clínico e esportivo (CRN-16412). Pós graduado em Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado, Nutrição Esportiva e Medicina Avançada. Pós graduado em Nutrição Metabólica e Fisiologia no Esporte. Nutricionista de vários centros de treinamento esportivo em João Pessoa; da equipe paraibana de vôlei Univôlei; e da Federação Paraibana de Karatê Interestilos. Árbitro estadual de culturismo, musculação e fitness (CBCM/ WBPF). Consultor nutricional da empresa Mega Vitaminas. Palestrante e especialista em suplementos alimentares. Realiza acompanhamento com esportistas e atletas de diversas modalidades, além de atender adolescentes, obesos, gestantes, idosos e todos aqueles que buscam melhora na qualidade de vida por meio da nutrição. Contato: rafaelsoaresnutri@gmail.com

2 de abril de 2021 - 18:52

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Dicas de Nutrição para fortalecer o sistema imunológico

Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários. Imagem: Reprodução / Instagram

Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários. Imagem: Reprodução / Instagram

Sabendo que, a nossa alimentação influencia e reflete na saúde gerando uma boa imunidade, minimizando as chances de ficar doente e ajudando na recuperação de forma mais rápida, vale ressaltar a importância de hábitos alimentares adequados. Onde, uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes. O sistema imunológico do nosso corpo apresenta uma série de reações bioquímicas, essas reações dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos.

O cuidado com o sistema imunológico é sempre essencial, mas em momentos como o atual, ele merece ainda mais atenção, já que defende nosso organismo de agentes infecciosos, bactérias e vírus. E como fazer isso?⠀Mantendo uma alimentação saudável e balanceada de acordo com a sua necessidade (qualidade nutricional + quantidade calórica). Ou seja, uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais, fonte de fibras, minerais e vitaminas. Como exemplos, temos: vitaminas A, D, E, cianocobalamina, piridoxina, ácido fólico e minerais como ferro, zinco, cobre, magnésio e selênio.
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Além disso, adapte seus treinos, mas mantenha-os em dia, durma bem e evite situações estressantes e desgastantes, que desregulam hormônios fundamentais ao sistema imune.⠀E quando o sol aparecer, se exponha a ele por 15 minutos por dia, para que mantenha os níveis ideais de vitamina D.

Rafael Soares


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