Rede Municipal de Ensino vai disponibilizar aulas remotas

13 de fevereiro de 2021 - 12:45

Print Friendly

Rede Municipal de Ensino vai disponibilizar aulas remotas

Plataforma Google for Education possibilita o aprendizado em qualquer lugar, hora ou dispositivo

A plataforma “Google for Education” possibilita o aprendizado em qualquer lugar, hora ou dispositivo

Os mais de 70 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa poderão contar, a partir de março, com os recursos do “Google for Education” para assistir aulas online. A plataforma, que possibilita o aprendizado em qualquer lugar, hora ou dispositivo, conta com ferramentas de comunicação e colaboração para aulas remotas e está sendo aperfeiçoada pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O mecanismo está na fase final de criação das turmas online para organização dos espaços virtuais de todos os alunos das 187 unidades de ensino de João Pessoa – Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesses espaços, os educadores poderão criar, avaliar e organizar suas tarefas. Os alunos terão acesso aos documentos Google, como planilhas, meet, sala de aula, drive, entre outras vinte aplicações – algumas delas, inclusive, que são pagas, serão disponibilizadas gratuitamente.

A partir desses recursos e ferramentas, os professores têm autonomia para planejar as suas aulas, que podem acontecer em formato de sala virtual ou de gerenciamento de conteúdos. Serão disponibilizadas tarefas e atividades específicas, que ficarão acessíveis a qualquer hora. Todas as salas terão supervisão de gestores pedagógicos, e a plataforma de estudos terá o suporte técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sedec.

“A plataforma ‘Google For Education’ é um suporte tecnológico importante para rede, uma ferramenta ampla e com muitos recursos para potencializar as atividades pedagógicas remotas. Ela veio para ficar como um recurso de auxílio, inclusive, na pós-pandemia, já que se torna agora uma política pública”, explicou Clévia Carvalho, diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec.

Os alunos terão acesso ao “Google for Education” por meio de um e-mail individual. A plataforma tem recursos de acessibilidade que ajudam os alunos com diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. Em 30 dias, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação já criou e-mail de todos os alunos veteranos da rede municipal. A previsão é de que até a próxima semana todos os 70.309 estudantes matriculados para o ano letivo de 2021 tenham acesso à plataforma, que está em período de testes e pode ser conferida no endereço: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/google

Informa Paraíba