Primeiro mês do inverno chega com um combo típico da transição: abafado, com pancadas isoladas e até trovoadas

Quem pensa que junho no Nordeste é sinônimo apenas de céu azul, sol rachando e festas juninas com fogueira acesa, pode se surpreender. O primeiro mês do inverno chega com um combo típico da transição: abafado, com pancadas isoladas e até trovoadas em algumas áreas. A previsão indica que os próximos dias serão de instabilidade em pontos específicos da região, enquanto o interior continua parecendo um forno pré-aquecido.

Onde vai chover (e onde não vai)? — De acordo com os modelos meteorológicos, a chuva não será generalizada. Pelo contrário: as precipitações devem ocorrer de forma isolada e irregular, atingindo principalmente uma faixa que vai do centro-norte do Maranhão até o norte do Piauí e do Ceará.

Além disso, os estados de Alagoas e Sergipe, assim como grande parte da Bahia, também entram na rota da umidade. O destaque fica por conta do extremo norte maranhense: por lá, as chuvas podem ganhar mais intensidade e vir acompanhadas de trovoadas isoladas — aquele tempo de “levantar poeira e molhar de repente”. Já no restante da região, o cenário é de predomínio de sol e calor, com pouca expectativa de alívio para a temperatura.

Temperaturas: do friozinho relativo ao calor extremo — Apesar de estarmos no inverno, o “frio” no Nordeste é parente distante do que se vê no Sul do país. Ainda assim, há um contraste significativo entre as áreas interioranas e o litoral. A menor temperatura prevista é de 16 °C, que deve ser registrada no interior da Bahia — um respiro para quem está acostumado ao calor. Já a maior temperatura pode chegar a impressionantes 36 °C no interior do Maranhão, onde o sol continua a ditar as regras.

Dicas para enfrentar a primeira semana de junho:

No Maranhão (extremo norte): atenção redobrada para as trovoadas. Evite áreas abertas durante as pancadas e não se abrigue debaixo de árvores isoladas;
Na Bahia (interior): prepare o casaco leve para a madrugada — os 16°C podem surpreender quem só conhece o calor baiano;
Em Alagoas e Sergipe: tenha sempre um guarda-chuva na bolsa ou no carro. A chuva é isolada, mas quando vem, pode pegar todo mundo desprevenido;
No interior do Maranhão e Piauí: hidrate-se! Com 36°C, o bicho pega (e não é do sertão).

Agência NE9