Projeto prevê ampliação do sinal ao longo das BRs para melhorar segurança, comunicação e acesso a serviços digitais

O ministro das Comunicações, Fred Siqueira, anunciou na última sexta-feira (9) avanços no projeto que vai ampliar a cobertura de telefonia móvel e internet nas rodovias federais que cortam a Paraíba. A iniciativa integra a Política Nacional de Conectividade em Rodovias e busca atender trechos que hoje não contam com sinal.

Segundo o Ministério, o leilão para viabilizar o projeto está previsto para março, com início da implantação dos serviços ainda em 2026. Após a conclusão do certame, o prazo estimado para execução completa é de três a quatro anos, ampliando a conectividade, a segurança viária e a integração digital no Estado.

A iniciativa do programa começou lá trás, no governo de Jair Bolsonaro quando foi implementado medidas para levar conectividade às rodovias, notavelmente a Resolução DNIT nº 2, de março de 2021, que estabeleceu regras para a ocupação das faixas de domínio das rodovias federais por operadoras de telecomunicações. “O leilão acontece em março, junto com a política nacional de conectividade em rodovias, para iniciar o serviço já em 2026. A partir daí, são de três ou quatro anos para execução”, explicou o ministro durante a agenda oficial em João Pessoa.

O anúncio foi feito em reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), com o presidente Cassiano Pereira, que destacou a importância do diálogo com o Governo Federal para fortalecer projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento econômico e à modernização da infraestrutura nas rodovias do Estado.

Repercute PB