Segundo o governo federal, o serviço estará disponível para a população em até 60 dias. Foto: Reprodução / Internet

O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou nesta quarta-feira (29) que a Defesa Civil vai usar o WhatsApp para enviar alertas sobre desastres. Segundo o governo federal, o serviço estará disponível para a população em até 60 dias.

Os usuários interessados em receber avisos pelo aplicativo já podem enviar uma mensagem de “oi” para o número +55 (61) 2034-4611 e começar a interagir para se cadastrar. Na conversa, é possível compartilhar a localização atual ou qualquer outra para receber avisos sobre a região. O canal também será usado para enviar dicas de proteção, as melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e alertas ativos em outros estados.

O número é um chatbot da Defesa Civil Nacional, isto é, uma espécie de robô que faz um atendimento automático. Assim que o serviço de alertas estiver funcionando, as pessoas cadastrados serão informadas pelo WhatsApp. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o WhatsApp e a empresa de atendimento digital Robbu.

O Ministério do Desenvolvimento Regional firmou um Acordo de Cooperação Técnica para dar continuidade à iniciativa. A comunicação pelo WhatsApp vai se juntar a SMS, Telegram, TV por assinatura e Google, também usados para comunicar desastres. O diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, disse que será a primeira vez que um sistema de defesa civil enviará alertas pelo aplicativo de forma permanente.

F5 Online com G1