Estimados leitores do Portal Valentina, em especial, aos ouvintes da Valentina FM (87.9), a música popular brasileira (MPB) vive de momentos inesquecíveis e um deles aconteceu em 9 de novembro de 2025, em Las Vegas, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA).

Nesta data histórica, o cantor, compositor e pianista brasileiro Ivan Lins recebeu o Prêmio a Excelência Musical na 26ª edição do Grammy Latino 2025, um reconhecimento internacional que consagra oficialmente aquilo que o Brasil já sabe há mais de cinco décadas. Ivan Lins é um mestre da MPB, um músico cuja obra atravessa gerações e permanece viva e atual com suas emocionantes canções.

Com 55 anos de carreira, Ivan Lins construiu uma discografia rica, sofisticada, repleta de melodias marcantes, harmonias elaboradas e letras profundamente humanas. Nas rádios FM do Brasil, especialmente entre as décadas de 1970 e 1990, sua música foi trilha sonora de milhões de vidas, dominando as preferências do público pela elegância, sensibilidade, criatividade e qualidade artística, e, sobretudo, sua alegria de viver.

Com certeza absoluta, este prêmio internacional é mais que merecido, é a justa homenagem a um dos maiores músicos da MPB. Com certeza, Ivan Lins é um gênio da MPB celebrado no Grammy Latino 2025.

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 16 de junho de 1945, Ivan Guimarães Lins começou sua trajetória no ano de 1969 e rapidamente se firmou como uma das figuras mais originais da MPB. Pianista refinado, compositor de rara inspiração e artista profundamente conectado ao seu tempo, ele conseguiu unir sofisticação harmônica, com influência marcante do jazz, do samba, da música mineira, de Tom Jobim, da banda inglesa The Beatles, da música clássica e dos seus talentosos parceiros, dà emoção poética da canção brasileira.

Vale destacar também que seu primeiro grande sucesso, “Madalena”, eternizado na linda voz da cantora Elis Regina (1945-1982) em 1969, já mostrava que um talento extraordinário havia surgido. A partir desse marco, Ivan Lins multiplicou clássicos que entraram definitivamente para a memória musical do País.

Entre suas músicas mais emblemáticas, e a maioria delas, em parceria com o compositor Vítor Martins, destacam-se: “Madalena”, “O Amor é o Meu País”, “Dinorah, Dinorah”, “Depende de Nós”, “Começar de Novo”, “Novo Tempo”, “Iluminados”, “Vitoriosa”, “Sede dos Marujos”, “Lembra de Mim”, “Somos Todos Iguais Nesta Noite”, “Bandeira do Divino”, “Vieste”, “Desesperar Jamais”, “Abre Alas”, “Anjo de Mim”, “Aparecida”, “Lua Soberana”, “Cartomante”, “Ituverava”, “Ai, Ai, Ai, Ai, Ai”, “Um Fado”, “Daquilo Que Eu Sei”, “Antes Que Seja Tarde”, “Água Doce”, e “Aos Nossos Filhos”.

“Novo Tempo”, em especial, tornou-se um hino de esperança nacional, símbolo de renovação e de fé em dias melhores. Sua força poética atravessou gerações, consolidando Ivan Lins como um artista capaz de traduzir o espírito de sua época e, ao mesmo tempo, falar ao coração humano de forma atemporal: “No novo tempo, apesar dos perigos, da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta pra sobreviver…”.

Além do impacto no Brasil, Ivan Lins tornou-se um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior. Grandes nomes do jazz, do soul e da música contemporânea dos EUA regravaram suas canções, demonstrando o alcance internacional de sua obra, como o cantor americano Quincy Jones.

O engenheiro químico Ivan Guimarães Lins teve duas irmãs, Lúcia Lins e Sônia Lins, os três filhos do casal Geraldo Lins e Leia Frazão Guimarães Lins. Ivan Lins foi casado com a atriz e cantora Lucinha Lins entre 1971 e 1982. Desde 1983, é casado com Valéria Lins. Do casamento com Lucinha Lins, é pai de João Lins e Cláudio Lins, além de Luciana Lins, que foi adotada pelo casal.

Concluindo, o reconhecimento internacional concedido pelo Grammy Latino 2025 não é apenas um prêmio, é a celebração da importância histórica, estética e emocional de Ivan Lins para a MPB e a música latino-americana. Poucos artistas alcançam a longevidade criativa, a popularidade constante e o respeito unânime que ele conquistou ao longo de quase seis décadas de dedicação à música, com mais de 600 obras.

O Brasil se orgulha profundamente desse carioca da Barra da Tijuca, que com seu piano esplendoroso, seus óculos, sua voz singular, suas harmonias luminosas e suas letras sensíveis, transforma emoções em clássicos e projeta a MPB nos palcos nacionais e internacionais.

Por fim, é mais que merecido o Grammy Latino de 2025 para Ivan Lins, que celebra 80 anos de vida e 55 anos de uma carreira musical exemplar. Sua obra segue e seguirá iluminando almas, apaixonando corações, inspirando gerações e marcando a História da MPB com a força de quem nasceu para brilhar neste lindíssimo Brasil. Parabéns, Ivan Lins!

Paulo Galvão Júnior