Quando tiramos uma fotografia, sempre dizemos: “Sorria!”, pois o momento a ser registrado deve expressar alegria. Só quem fotografa momentos tristes ou desastres é quem está lucrando com isso. Ninguém quer registrar uma expressão fechada, uma cara feia ou uma lágrima de dor.

Dá para perceber a importância do sorriso: quando alguém que amamos chega, sorrimos — com os lábios e com os olhos! Quando alguém nos conta uma boa notícia, sorrimos; quando o salário cai na conta (ainda que não dure o mês todo), sorrimos; diante das brincadeiras dos amigos, sorrimos; até nos momentos mais íntimos, sorrimos.

O sorriso cria conexões, transmite paz, acolhe e pode despertar diversos sentimentos positivos. Por tudo isso, é um gesto realmente poderoso, transformador, que agrega e une as pessoas. Quando o sorriso desaparece do rosto, algo está errado. Pode ser que algo tenha se quebrado, perdido ou morrido dentro de nós. O flerte, a gentileza, o amor… podem ter desaparecido.

É imperativo que se busque a causa e se tente reverter a situação. É urgente trazer de volta aquilo que nos dá esperança (Lamentações 3:21). Machado de Assis disse que “o maior prêmio do mérito é o sorriso da mulher amada”. Existem centenas de frases que ressaltam a força de um sorriso: “O sorriso é a curva mais bonita do corpo humano”, “Um sorriso pode transformar o dia de alguém”, “Sorrisos são idiomas que todos entendem” — e tantas outras. Então, sorria! E que esse sorriso não seja de sarcasmo, arrogância ou loucura, mas de alegria e contentamento. Faça também alguém sorrir — isso pode ser mais difícil, mas certamente valerá muito a pena.

Por último, um segredo: o sorriso nos deixa mais bonitos. O versículo é Provérbios 15:13, que diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” A expressão “aformoseia o rosto” significa que a alegria interior se reflete na aparência exterior, tornando o rosto mais belo e formoso. E que Deus nos ajude.

Diana Flávia