Entre os jovens brasileiros, as microfranquias são a opção para ter o próprio negócio. Foto: Reprodução / Internet

Estudos da Global Entrepreneurship Monitor, Sebrae e Anegepe mostram que Brasil está em 2° lugar no ranking de empreendedorismo. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que jovens de até 30 anos têm escolhido as microfranquias, em especial pelo baixo custo.

Dados do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, compilados pelo Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) revelaram que o Brasil é o 2° colocado quando o assunto é ter o próprio negócio. Ficando atrás apenas da Índia.

A pesquisa GEM também mostrou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos. E uma das ferramentas mais promissoras para isso é o franchising. Isso porque, o crescimento no quarto trimestre de 2022, da área foi de 12,6%, segundo a Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Uma das vertentes do franchising que tem ganhado destaque é microfranquia (que contempla modelos com investimento de até R$ 100 mil). E acordo com dados da ABF, ela são os modelos mais procurada pelos jovens, até 30 anos de idade, em especial pelo baixo custo. A Pesquisa de Desempenho Franchising, da ABF mostrou que as microfranquias estão presentes em sua maioria nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Além disso, o relatório revela que um dos segmentos mais promissores na área de microfranquias é o de educação.

“O mercado de microfranquias no último ano, se mostrou muito promissor, em âmbito nacional. Encerramos o ano de 2022 com quase 11 mil operações, segundo os dados da ABF. Isso significa um aumento de quase 50% deste modelo, em comparação ao ano de 2021. Inclusive, tivemos segmentos com crescimento acima de 80%, o que reafirma que o modelo de negócio é muito assertivo para incentivar ainda mais o empreendedorismo no Brasil”, comemora Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio de Janeiro.

Ana Carolina Ferreira da Silva / Broto Comunicação