Nas últimas semanas, a cidade de João Pessoa apresentou uma queda no registro de casos de dengue no mês outubro, com 48 ocorrências confirmadas. O número representa uma redução de mais de 96% em relação aos 1.351 verificados em março deste ano. A Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi a responsável pela divulgação do levantamento.
Por outro lado, a gerente de vigilância epidemiológica da SMS, Danielle Melo, ressaltou que a queda das estatísticas já era esperada desde o segundo semestre. Porém, os meses de março, abril e maio foram os mais críticos. Na sequência, Julho (509), Agosto (453) e Setembro (341).
Além disso, o secretário de saúde da capital paraibana, Luís Ferreira, relaciona a vitória com o sucesso das ações de prevenção realizadas no decorrer de 2024. Ele destaca a importância da vacinação das crianças, com o objetivo de manter os números baixos.
Os sintomas da dengue podem variar de assintomáticos a graves, com febre alta, dores e fraqueza sendo os mais comuns. A vacina contra a dengue está disponível para crianças de 9 a 14 anos em todas as salas de vacina da Capital, com duas doses e um intervalo de três meses entre elas. Para vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e o Cartão do SUS.
Gabriel Lacerda / Polêmica Paraíba