Segundo informação da Caixa Econômica Federal, serão pagas 3.215 parcelas do ressarcimento. Imagem: Reprodução

O sexto lote de pagamentos das cotas do antigo fundo PIS/Pasep será liberado nesta quinta-feira (25). Trabalhadores e servidores públicos que tinham emprego formal entre 1971 e 1988 e ainda não sacaram o dinheiro tem direito ao benefício, caso tenham solicitado o ressarcimento até 31 de maio. O valor pago varia conforme o tempo de trabalho e o salário da época. Segundo informação da Caixa Econômica Federal, serão pagas 3.215 parcelas do ressarcimento, correspondentes a R$ 8,8 milhões. Os depósitos serão feitos apenas em contas do próprio banco.

A Caixa abrirá, de forma automática, contas poupança a quem estiver apto ao crédito e não for cliente da instituição. Conforme o banco, não haverá custo para os trabalhadores, que poderão movimentar a conta pelo aplicativo Caixa Tem. Os interessados devem acessar site do banco para consultar se possuem direito e os possíveis valores a receber. A consulta também pode ser feita feita no aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e a solicitação do resgate ocorre no app ou em uma agência da Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento.

Em 2026, cinco lotes foram pagos de janeiro a maio. A solicitação para receber na remessa de julho vai até 30 de junho. Herdeiros de quem contribuiu com o fundo podem solicitar o ressarcimento. Criado para complementar a renda de trabalhadores e servidores, o fundo PIS/Pasep é diferente do abono salarial pago todos os anos em lotes mensais. Vale lembrar que o fundo deixou de receber repasses em 1988, e foi extinto em 2020.

Segundo dados do Ministério da Fazenda, em março do ano passado havia R$ 26,3 bilhões esquecidos no fundo e 10,4 milhões de trabalhadores e servidores públicos poderiam receber. O valor médio dos pagamentos seria de aproximadamente R$ 2.800. O dinheiro restante foi transferido ao Tesouro Nacional, e os reembolsos para ex-funcionários ou herdeiros são liberados confome calendário estabelecido pelo Ministério da Fazenda e pela Caixa Econômica Federal.

COMO SABER SE TENHO DIREITO? – A consulta é feita pelo portal Repis Cidadão, com login pelo Gov.br. Basta ter CPF e senha cadastrados. O sistema pode pedir para o usuário informar o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou o número do PIS/Pasep para exibir os valores disponíveis, caso não tenha conseguido fazer a busca somente pelo CPF. Também é possível fazer a consulta se for um beneficiário legal (sucessor ou representante), sendo necessário informar o número do PIS ou do Pasep de quem era o trabalhador com direito à cota.

COMO SOLICITAR O PAGAMENTO? – O pedido de ressarcimento pode ser feito pelo aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa. Pelo app: acesse “Mais” > “Ressarcimento PIS/Pasep”, envie os documentos solicitados e acompanhe o andamento pela própria plataforma. Na agência: leve um documento oficial de identificação com foto.

OUTROS CANAIS DE ATENDIMENTO – Para outras informações e dúvidas, a Caixa Econômica fornece os seguintes canais de atendimento:

SAC: 0800 726 0101
Caixa Cidadão: 0800 726 0207
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 726 2492
Ouvidoria: 0800 725 7474
Site: caixa.gov.br

TH+ Portal / Folhapress